A Coleção

O pré-lançamento da Coleção Hotel Farol: História e Memórias, reservado à família, ocorreu em 05 de dezembro de 2020, no Salão Nobre do Hotel Farol. Em 03 de julho de 2022, aconteceu o lançamento oficial da obra, também no Salão Nobre do hotel, de 10h ás 14h. Nesse mesmo dia, foi inaugurada a exposição permanente "Hotel Farol, uma viagem no tempo", aberta à visitação, e o lançamento da primeira coleção de cartões postais do Hotel Farol, a série "A Ponta do Farol", com 10 unidades, à venda na recepção do hotel.

Os exemplares estão à venda na loja física e virtual da Editora Paka-Tatu e no próprio Hotel Farol.

Clique aqui
e compre o seu

Sinopse

A Praia do Farol abrigou, no passado, e ainda hoje, o instrumento náutico que guia as embarcações nas noites escuras e nos dias turbulentos. Foi ali, diante do velho farol, que Zacharias Mártyres iniciou sua jornada épica rumo ao empreendimento de maior ousadia de seus muitos intentos: o Hotel Farol. Na década de 1930, ergueu-se o prédio verde e branco que se tornou parte da paisagem. À sua frente, firme e silenciosa, formando uma tríade com o prédio e o farol, avançando pelo rio-mar em direção ao horizonte, vê-se a ilhota, conhecida como Ilha dos Amores. A morada à beira da praia, na Ponta do Farol, tornou-se o lar da família de Zacharias Mártyres e Adelaide de Almeida. Foi nas terras de Mosqueiro que os dois fincaram suas raízes, construindo uma família numerosa, cujas ramificações, passados mais de oitenta anos, continuam estendidas por sobre o solo do Farol, ao redor do edifício que simboliza sua história de amor e devoção recíproca. Na Coleção Hotel Farol: História e Memórias, você está convidado(a) a conhecer as páginas escritas por dezenas de mãos que edificaram e edificam o Hotel Farol, embaladas pelo amor de Zacharias e Adelaide e banhadas nas águas da memória da bucólica Ilha de Mosqueiro.

Os três volumes da Coleção

A Coleção Hotel Farol: História e Memórias foi inicialmente escrita como um único livro, de três capítulos, os quais, ao final do processo de construção, foram transformados nos três volumes desta Coleção, encadeados de forma a dar continuidade e sentido à obra como um todo.

O primeiro volume se dedica a situar o leitor no tempo e no espaço, apresentando a Ilha de Mosqueiro, a Ponta do Farol e os dois protagonistas desta história – Zacharias Mártyres e Adelaide de Almeida –, com suas biografias, suas trajetórias e seu enlace, até o momento em que foram morar na Ilha. O casal começou sua vida em comum dois anos antes de se estabelecer em Mosqueiro. Nenhum nascera ou vivera sua infância naquelas praias: Zacharias, paraense de Bragança, e Adelaide, lisboeta que chegara ao Brasil ainda menina.

A morada à beira da praia, na Ponta do Farol, tornou-se o lar da família de Zacharias e Adelaide desde 1930, e é no segundo volume que é contado o início da vida do casal naquele lugar, o nascimento, a convivência e a educação dos filhos, bem como a idealização e a construção do sonho do patriarca Zacharias, materializado na edificação do Hotel Farol, ao longo dos trinta anos de vida ao lado de sua companheira Adelaide e de seus treze filhos, até o seu falecimento em 1958.

Já o terceiro volume conta a história da família sob a liderança firme e perseverante da matriarca Adelaide, na superação das adversidades, para dar continuidade ao sonho do esposo na edificação do hotel e na determinação de educar a grande prole, que, junto a ela, contribuiu para a sobrevivência da família e a gestão do hotel, convivendo com as novas gerações e preservando o patrimônio que hoje guarda a história e as memórias deste lugar. A história da Ponta do Farol está entrelaçada à da família construída pelo casal, solidificada nas paredes do Hotel Farol e nas memórias daqueles que, caminhando e correndo naquelas areias, criaram vínculos que as ondas não podem desfazer.

Entrevista com Andréa Mártyres de Oliveira, uma das autoras da Coleção Hotel Farol: História e Memórias.
Clique aqui.


Siga o Instagram da Coleção
@livrohotelfarolmosqueiro

Leia aqui o depoimento ensaístico exclusivo da escritora paraense professora e Doutora em Teoria Literária Amarílis Tupiassu, sobre a Coleção Hotel Farol: História e Memórias. Clique aqui.

Conheça a coleção de
cartões postais
criados a partir da Coleção Hotel Farol: História e Memórias, e adquira o seu no próprio hotel.

Hotel Farol,
uma viagem
no tempo

Foi inaugurado o projeto “Hotel Farol, uma viagem no tempo”, com espaços para visitação, galeria, e exposição de objetos, mantendo viva a sua história.
Faça uma visita a bordo deste transatlântico!